Comidas típicas de Goiânia: o que você não pode deixar de comer?

14 de Fevereiro de 2019

Assim como tantas outras cidades brasileiras, Goiânia reúne pessoas e culturas do país inteiro, refletindo também na culinária local. Por isso, listamos cinco comidas típicas de Goiânia para você conhecer e querer experimentar. Vamos lá?

 

1) Comidas típicas de Goiânia: Galinhada

Por mais que ainda aconteçam discussões sobre a sua real origem, foi na capital goiana que a galinhada encontrou o coração e o estômago da população. Também recebeu os reforços do pequi e da guariroba, ficando ainda mais gostosa e com a cara da cidade.

2) Comidas típicas de Goiânia: Pamonha

É difícil encontrar alguém em Goiás que nunca sentou junto à família para fazer pamonha. Isso ainda acontece, mas não como antigamente, pois existem vários estabelecimentos na cidade que servem essa delícia de milho verde ralado, óleo e temperos. Isso sem falar dos recheios com queijo, linguiça, frango, carne desfiada e pimenta.

3) Comidas típicas de Goiânia: X-tudo

Este é um clássico moderno de Goiânia! É impossível andar pela cidade e não encontrar uma praça com um pit-dog, nome das pequenas lanchonetes; e o delicioso X-tudo, um sanduíche carregado de bacon, ovo frito, presunto, salsicha, queijo, salada, milho, batata palha e até a afamada rodela de abacaxi.

4) Comidas típicas de Goiânia: Panelinha

O nome pode fazer pouco sentido, mas é praticamente um baião com toque goiano. A base é a mesma, cozinhar carnes e arroz juntos em uma mesma panela. Isso possibilita uma infinidade de sabores do tamanho da imaginação goiana. As mais tradicionais são de frango com pequi e carne de sol, ambas com uma generosa cobertura de queijo muçarela.

5) Comidas típicas de Goiânia: Compota

O doce também tem a sua vez em Goiânia. O estado tem doces maravilhosos, mas o destaque das comidas típicas de Goiânia é das compotas. Feitas de maneira artesanal por doceiras, elas têm como base frutas ou leite (ou tudo o que for possível virar doce), cozidas em tachos de cobre.

 

Quer saber mais sobre a cidade? Conheça o TOP 5 parques de Goiânia.