Dicas para preparar a mesa como um jantar 5 estrelas

15 de Maio de 2020

Todo mundo sabe que um jantar especial exige muito mais do que uma receita bem elaborada, não é mesmo? Ao preparar a mesa, você deve se atentar a vários detalhes que fazem diferença no resultado final, como a organização da louça e dos talheres, a disposição de guardanapos e até mesmo a montagem da comida no prato. E essas são apenas algumas formas de criar uma apresentação mais harmoniosa, que agrade a todos os participantes.

Separamos aqui algumas dicas para preparar a sua mesa como um jantar 5 estrelas e transformar a refeição em um momento cheio de glamour, bom gosto e, claro, sabor.

Vamos lá?

Jogo americano

O primeiro passo para uma mesa posta é contar com um conjunto de jogo americano que combine com o clima que você quer criar. Ele deve ser posicionado paralelo à borda da mesa e alinhado bem retinho para dar uma melhor impressão.

Guardanapos

Pode parecer besteira, mas dobrar os guardanapos também faz toda a diferença para o visual final do seu jantar 5 estrelas. Em geral, eles são dobrados em triângulo, mas você pode avaliar a melhor forma, de acordo com o tamanho dos mesmos. Vale a dica: os guardanapos devem ir ao lado direito do jogo americano e podem ser colocados dentro de um copo de vidro.

Pratos

Posicione os pratos exatamente ao meio do jogo americano e disponha os talheres ao seu redor. Com uma louça mais básica ou mesmo com as decoradas, lembre-se de combinar sempre as cores com o resto da composição da mesa.

Talheres

A faca e o garfo para o jantar são colocados em ambos os lados do jogo americano, sendo garfos à esquerda e facas à direita. No caso dos talheres de sobremesa, é costume deixá-los no topo do jogo americano.

Copos e taças

A limpeza dos copos e taças deve estar em dia, por isso não deixe de conferir se não ficou uma poeirinha para trás ou até mesmo uma marca de dedo. No que se refere à posição de cada taça, são muitas regras, então atente-se:

  • Taças de vinho são colocadas no lado direito.
  • Copos de vinho branco são colocados acima da faca do prato principal.
  • O copo de vinho tinto e o copo de água são colocados atrás dele para formar uma forma triangular.

Decoração

Adicione peças centrais para dar um pouco mais de charme extra à mesa. Seja um pequeno vaso de flores ou apenas uma simples iluminação, vale lembrar da decoração na hora de finalizar sua mesa. Uma dica importante, no entanto, é se atentar para que os itens não sejam muito grandes para não influenciar na conversa entre os convidados.

E aí, tudo preparado para montar sua mesa como um verdadeiro jantar 5 estrelas? O mais importante é deixar a criatividade tomar conta e montar uma mesa bonita, aconchegante e, acima de tudo, com muito bom gosto. Não se esqueça de contar pra gente como foi essa noite!