Check-in on-line ou no aeroporto antes de viajar: como fazer?

24 de junho de 2019

Não tem como fugir do check-in, principalmente quando se viaja de avião. A palavra vem do inglês e significa “dar entrada ou confirmar presença”. E é praticamente isso que você tem que fazer no dia da sua viagem.

Apesar de ser um elemento um tanto burocrático no processo de uma viagem, ele não é tão complicado de fazer, e tem que ser feito, já que é obrigatório em todos os voos nacionais e internacionais.

O Check-in, nada mais é do que apresentar o seu número de reserva da passagem e os seus documentos para emitir o cartão de embarque, é ele que te dará acesso ao avião para você viajar. É nesse momento que você valida uma série de detalhes sobre a sua viagem, como a escolha do seu assento.

Como é um procedimento necessário, as companhias aéreas criaram algumas formas para facilitar a realização do processo, são elas:

– Check-in on-line (site ou aplicativo)

A maioria dos processos está sendo digitalizada para serem mais fáceis, práticos e evitar a perda de tempo. O check-in foi um deles, podendo ser realizado pelo site da companhia aérea ou pelo app.

Acesse o site da empresa e procure a opção de “Check-in”, ao fazer isso tenha em mãos o número da reserva e um documento oficial com foto em mãos. Preencha as informações pedidas e pronto, em seguida o site vai gerar um arquivo equivalente ao cartão de embarque, podendo ser apresentado na versão digital ou impressa.

Pelo aplicativo, basta baixar o app da cia aérea e informar os dados necessários e documento oficial com foto e pronto. Com tudo preenchido, o aplicativo gera um cartão de embarque virtual. Salve ele no seu celular e apresente no momento do embarque.

– Check-in no balcão da companhia aérea.

Esse é o meio mais tradicional e o mais usado por aqueles que não se arriscam no meio digital. Já no aeroporto, vá até o balcão da companhia aérea onde você será atendido por um funcionário, ele realizará o seu check-in. Faça isso com antecedência de pelo menos uma hora antes do voo e tenha sempre em mãos um documento oficial com foto; além de passaporte e visto de entrada no país de destino, caso seja um voo internacional.

– Check-in no aeroporto, em uma máquina de autoatendimento.

Os postos de autoatendimento também são uma ótima maneira de fazer o check-in no aeroporto e ainda evitar filas. É basicamente o mesmo processo citado nos tópicos anteriores e as mesmas informações: número da reserva e um documento oficial com foto. Preencha seus dados e ao final o terminal irá imprimir automaticamente seu cartão de embarque e caso necessário, os comprovantes da bagagem.

 

Leia também:  Viagem de avião: o que pode levar na bagagem de mão?