Ciclovias, uma alternativa para o seu dia a dia

27 de setembro de 2019

As ciclovias são espaços determinados para a circulação de pessoas que usam as bicicletas como meio de transporte. O que muitos não sabem é que, por lei, os ciclistas possuem os mesmos direitos que os outros transportes tradicionais para trafegarem nas vias comuns.

Mas, a questão da segurança se sobrepõe. Há várias formas de garantir espaço para os ciclistas. Algumas delas são: ciclofaixas, ciclorotas e as ciclofaixas de lazer.

A importância das ciclovias

A sua implementação é muito importante para a mobilidade urbana. O uso da bicicleta como meio de transporte alternativo desafoga o trânsito, interfere diretamente no consumo de combustíveis e traz mais agilidade para o seu dia a dia.

O meio ambiente agradece. Além disso, traz segurança, uma vez que a sua presença preserva mais a vida dos ciclistas e, com o trânsito mais fluido, é possível evitar diversos acidentes entre carros.

Os benefícios das ciclovias

  • Mais segurança
  • Menos trânsito
  • Menos poluição
  • Aumenta a segurança pública
  • Ocupação positiva do espaço público
  • Auxiliam na movimentação do comércio em que está inserida
  • Incentivam um hábito saudável para a população

Um ponto importante, que vale a pena ser ressaltado, é: o índice de criminalidade nesses locais diminui, em razão da maior movimentação. Pois, antes da sua chegada, aquele lugar era caracterizado, apenas, como local de passagem, além de ser pouco movimentado.

Mas, para usar com consciência, é preciso respeitar!

Regras de trânsito para as Ciclovias

Um problema muito comum é a falta de respeito dos cidadãos com essas faixas. Na maioria das vezes, por falta de conhecimento. Então, confira as principais regras de trânsito que envolvem as ciclovias:

  • Deixe o lado direito da faixa livre para corredores e ciclistas;
  • O lado direito é para os veículos mais lentos e grandes e o esquerdo para quem estiver em maior velocidade;
  • Para mudar de faixa sinalize antes;
  • É recomendado descer da bicicleta para atravessar a rua ou quando transitar pela calçada;
  • É proibido estacionar nas ciclovias e trafegar na contramão;
  • É proibido fazer manobras perigosas e pedalar em vias de trânsito rápido ou rodovias.

 

Respeitar essas regras é muito importante. Além disso, é mais prático, saber antecipadamente, quais são os locais da sua cidade adaptados para as bikes.

Lugares para andar de bike em Goiânia

Recentemente, a cidade de Goiânia implementou mais faixas como essas na região. Por isso, separamos alguns locais para dar aquele passeio ao ar livre nos finais de semana e para transitar no dia a dia:

  • Parques

Parque Lago das Rosas, Parque Areião e Parque Flamboyante.

  • Vias de boa circulação

Avenida T-63, Praça Cívica e Rua 10.

  • Trilhas

Trilha do Lago no Parque Ecológico Altamiro de Moura Pacheco (perto de Goiânia), Trilhas da Beirada e Pai do Mato na Serra da Areia (em Aparecida de Goiânia), Trilha do Laboratório XCO e por fim, o Morro da Serrinha é também um excelente lugar para dar aquela pedalada.

Dica: em Goiânia, com o projeto ‘DeBike’ você pode alugar bicicletas públicas compartilhadas para transitar pela cidade.

Agora que você sabe um pouco mais sobre as ciclovias. Algumas de suas regras e locais legais para visitar em Goiânia, o que acha de comemorar o Dia Mundial sem Carro, dando uma volta de bike pela cidade?

Quer se engajar mais pela causa? Aqui vai uma opção:

Dia Mundial sem Carro – 22 de setembro

Essa data tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre o uso excessivo do uso de carros e as suas consequências para o meio ambiente. Neste dia, todos são incentivados e deixar o carro em casa e usarem apenas transportes alternativos, não poluentes.

Vamos dar uma volta?

Se deu aquela vontade de visitar Goiânia, aproveite para dar um passeio de bicicleta pela cidade. Para dar aquela descansada no final no dia, passe no Mega Moda Hotel e se hospede no maior hotel da Região da 44.

Leia também: Top 5 parques em Goiânia