Felicidade no trabalho está associada à qualidade de vida

11 de junho de 2019

Nós sempre estamos em busca da felicidade, com certeza é um dos nossos maiores objetivos na vida, sempre colocamos isso como meta em basicamente tudo o que fazemos e no trabalho não seria diferente.

Devido a uma série de fatores, acreditamos que ser feliz trabalhando não é possível. Assim como todos os núcleos da nossa vida recebe influência um do outro, no núcleo profissional não seria diferente. Apesar de toda essa convergência, alcançar a plenitude no que se faz não é uma tarefa impossível. Ser feliz no trabalho, depende da nossa felicidade em outras áreas da nossa vida, ser feliz no trabalho será impossível se você não for feliz em casa. Mas não se engane, não precisa tudo estar perfeito, pois perfeição não existe, problemas sempre existirão. A sua alegria virá não dá falta de problemas, mas sim da maneira como equilibrá-los resolvê-los.

Objetivar a felicidade a qualquer custo pode ser um tanto utópico, o certo seria ter como meta a sua qualidade de vida. Isso significa que o responsável por você se sentir bem no trabalho é você mesmo, assim você tem saber relacionar o seu bem-estar com o da empresa onde trabalha. É comum não estarmos satisfeitos com o que fazemos ou simplesmente não suportarmos o lugar onde trabalhamos. Mas se analisarmos detalhadamente, talvez o problema não esteja realmente nesses itens, mas sim em nós mesmos.

Sempre teremos dificuldades, problemas e desafios no nosso trabalho e enfrentar isso de vez em quando sob pressão, também faz parte. Colocar isso como motivo de infelicidade não faz sentido, afinal você encontrará isso em todo o lugar que tiver que trabalhar. É necessário o profissional ter um olhar minucioso e imparcial pra realmente conseguir identificar o que está travando o seu desempenho e satisfação. Descobrindo esses entraves é possível realmente ver o que pode ser feito para ser melhorado segundo as suas capacidades e objetivos.

O conceito de felicidade pode ser bem abstrato e condizente com a história de cada um, mas se levarmos para o campo profissional, trabalhar com o que se gosta, pode ser uma boa maneira de satisfazer no seu emprego. Mas só isso não é suficiente, o que ajuda a construir um profissional feliz na carreira além disso, é ter desafios constantes, se sentir útil, ser respeitado e reconhecido pelos seus iguais e superiores.

O mercado de trabalho está em constante evolução e mutação, tudo isso pode mudar a qualquer momento. Por isso, é bom o profissional evoluir paralelamente tanto em suas capacidade e objetivos, para que assim não tenha uma meta de realização obsoleta ou impossível de se realizar.

Leia também: Top 5 comidas práticas para viagem