Outubro Rosa é tempo de se cuidar

8 de outubro de 2019

A campanha de Outubro Rosa existe para conscientizar as pessoas sobre o tipo de câncer que mais mata mulheres no mundo: o câncer de mama. Chame quem você ama para ler junto com você as dicas de como se prevenir e se cuidar.

 

Grupos de risco

Existem fatores que tornam algumas pessoas mais suscetíveis a ter câncer de mama. São eles: mulheres com mais de 40 anos, pessoas com familiares de 1º grau que já apresentaram o quadro e pessoas com homens na família que tiveram a doença. Nesses casos, são recomendados exames anuais.

 

Sem preconceito, sem preocupações

Cuidar do seu corpo não é vergonhoso e nem motivo para incômodo. Não há nada de constrangedor em fazer um autoexame. Consultar um médico é ainda mais importante, pois só ele pode informar com exatidão o seu diagnóstico. Por isso, não deixe de marcar uma mamografia. Os profissionais da saúde estarão lá para te ajudar.

 

Conheça seu corpo

Faça um autoexame para buscar alterações nas mamas. Cores diferentes, coceira constante, nódulo endurecido nas axilas e inversão do mamilo são sinais de alerta. Siga os passos a seguir para fazer um bom autoexame, mas lembre-se: a mamografia é insubstituível.

 

  • Verifique alterações de formato nas mamas, ficando em frente ao espelho em posições diferentes: com os braços esticados para baixo, com as mãos na cintura, com os braços levantados atrás da cabeça, fazendo força.
  • Apalpe cada mama à procura de alterações de textura. Faça movimentos circulares e pressione levemente o seio com a ponta dos dedos.
  • Da base até a ponta, comprima os mamilos. Caso saia secreção, faça uma avaliação médica.

 

Dicas importantes que pouca gente conhece

Para você se cuidar de uma forma ainda melhor, separamos dicas que pouca gente sabe, mas que são de extrema importância.

 

  • Guarde seus exames. Levar os documentos anteriores para o médico facilita muito o acompanhamento.
  • A mamografia é ainda mais importante que o autoexame. Com ela, é possível identificar nódulos em fase inicial. Nesses casos, a chance de cura é de até 95%!
  • Evite alimentos industrializados e enlatados, pois possuem agentes cancerígenos. Coma pelo menos 5 porções ao dia de verduras, frutas e legumes.

 

Cuide de si mesma e de quem está perto de você. Compartilhe informações verdadeiras e incentive as pessoas que você ama a fazerem a mamografia. Com a sua ajuda, vamos conseguir reduzir os quadros trágicos dessa doença.

Leia também: Felicidade no trabalho está associada à qualidade de vida