Foi viajar e ficou sem a bagagem? Saiba o que fazer quando sua mala extraviada.

24 de julho de 2019

Planejar uma viagem é uma tarefa bem trabalhosa e que precisa ser bem executada, em seus mínimos detalhes. É óbvio que imprevistos acontecem, mas as vezes somos pegos de surpresa. Quem já não ouviu falar sobre a famosa bagagem extraviada?

O extravio de bagagem ocorre quando viajamos de avião e ao chegarmos em nosso destino, nossa mala se perde. Muitas pessoas passam por essa situação e ficam sem saber o que fazer.

Então, continue a leitura, porque vamos passar informações e dicas supervaliosas sobre esse assunto, que podem fazer toda a diferença quando for fazer sua próxima viagem.

Por que isso acontece?

Há diversos motivos, o mais comum está relacionado a voos com conexões, pois devido ao tempo corrido e a troca de aviões, sua mala corre um grande risco de ficar para trás. As outras causas são:

  • Mala sem identificação: quando perde a etiqueta.
  • Troca de bagagem com outro passageiro.
  • Falha no check-in, quando a empresa responsável coloca a bagagem na esteira errada.
  • Furto
  • Confusão do responsável pelo transporte de bagagens

 

Como proceder

O que fazer? Antes de tudo, você tem seus direitos, não esqueça disso. A empresa aérea foi paga para fazer um serviço, então a culpa não é sua.

Se ao chegar no seu destino a sua mala não estiver na esteira, o primeiro passo é informar a empresa área sobre o ocorrido. Vá ao balcão da companhia aérea e:

  • Preencha o Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB).

Depois, registre uma queixa no escritório da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), dentro do próprio aeroporto. A companhia terá até 7 dias para realizar a devolução, em caso de voos nacionais, e 21 dias para voos internacionais.

*Oficializar a ocorrência é de extrema importância. Em casos de furto, faça um Boletim de Ocorrência na delegacia.

Além disso, você tem o direito a uma compensação financeira para cobrir as despesas de itens de primeira necessidade. O valor depende de vários fatores, caso o prazo seja excedido, a quantia pode aumentar. As suas despesas como passageiro, durante o período que estiver sem sua bagagem, também deve ser arcado pela companhia aérea.

O que eu posso fazer para evitar?

Imprevistos como esse não tem como controlar, pois, estão além do nosso controle. Mas, algumas ações podem ser tomadas para evitar essa eventualidade ou amenizar os prejuízos:

  • Faça um seguro contra extravio
  • Não coloque itens de valor na mala.
  • Carregue uma muda de roupa e objetos de primeira necessidade na bagagem de mão.
  • Tire uma foto da mala aberta, antes de ir para o aeroporto.
  • Não deixe para fazer o check-in muito próximo do horário de embarque.
  • Evite voos com conexões de companhias aéreas diferentes.
  • Identifique e diferencie sua mala: coloque seus dados para contato (na parte exterior e interior) e apetrechos que destaque sua bagagem das demais, assim ficará mais fácil de ser encontrada.
  • Em caso de furto, se previna com cadeados especializados.
  • Para maior segurança financeira, carregue junto com você as notas fiscais dos produtos comprados durante a viagem.
  • Após o desembarque, fique atento a esteira.
  • Sempre inspecione depois de receber sua bagagem.

 

É aconselhável procurar ajuda profissional em casos do não cumprimento do pagamento da indenização e também para danos morais.

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